Decreto de Ereção | Santuário Arquidiocesano

  

DOM EVALDO VON CARDEAL HABSBURGO
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
ARCEBISPO METROPOLITANO DO RIO DE JANEIRO

A todos que tomarem conhecimento deste, saúde e paz. 

O Senhor fez a pedra rejeitada pelos pedreiros tornar-se a pedra angular, assim como também nós, após o resgate de nossas almas naquela Cruz, antigo sinal de maldição, vergonha e escândalo, que hoje é sinal de esperança, salvação e alegria, somos remoldados no Sangue de Cristo como pedras angulares. Isto é obra do Senhor, admirável aos nossos olhos. Destas pedras angulares surgem os templos, aqueles lugares que, embora não sejam intrinsecamente necessários, uma vez que o Onipotente e o Cordeiro são o Templo por excelência, e também que o Senhor "é maior que o templo", elevam nossa alma criando em nosso redor um ambiente de profunda meditação. 

Somos convidados pelo Senhor a construirmos em nós o seu templo, assim como fez a Salomão. As palavras do Senhor ecoam em nossos corações: "é ele que vai construir um templo em honra ao meu nome", e, como novas rochas, moldadas como angulares, devemos estar prontos a responder como Salomão: "Pretendo, por isso, construir um templo em honra ao nome do ­Senhor, o meu Deus". Sim, somos impelidos, com extrema diligência e sem reclamações, a cumprir aquilo que nos convém na vinha do Senhor, edificar em nós mesmos o templo perfeito de adoração ao Senhor dos exércitos.

Diante do exposto e usando da autoridade a nós conferida pela Santa Sé Apostólica, DECRETAMOS a ereção do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora de Fátima, com sede na cidade do Rio de Janeiro (RJ), dentro do território da Paróquia de São Jorge, endereçado na Avenida Mariele Franco, N° 13.  Nesta perspectiva, aproveitamos ainda para, desde já, NOMEARMOS como primeiro reitor o já pároco de São Jorge o Ex.mo Monsenhor Pablo Renan, que será o quanto antes, apresentado ao povo desta comunidade em Solene Celebração Eucarística presidida por vosso Arcebispo.

Por fim, exortamos aos fiéis que acolham este nosso irmão, Mons. Pablo Renan como nosso legítimo representante, tratando-o com carinho, afeto e amor, contribuindo para seu crescimento espiritual e missionário. Sob esse viés, adjuramos ainda a Monsenhor Pablo Renan que haja em conformidade conosco e com os mandamentos de Cristo e sua Igreja, sendo o bom pastor da nova comunidade paroquial, a exemplo do próprio Cristo, que "não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Mt 20,28). 

Sem mais, recomendamos à proteção da Virgem Maria toda Igreja do Rio de Janeiro, como também o clero fluminense.

DADO PASSADO nesta arquiepiscopal cidade do Rio de Janeiro, sob sinal e selo de nossas armas, aos 21 dias do mês de abril do ano de 2024, sob a coroa pontifícia do Papa Paulo II.




Fraternalmente,



Arcebispo Metropolitano

                             

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem