Setenário em Honra a Santa Cruz e Meditação das Sete Palavras


SETENÁRIO EM HONRA A SANTA CRUZ - MEDITAÇÃO DAS SETE PALAVRAS
 RITOS INICIAIS


CANTO DE ENTRADA
BENDITA E LOUVADA SEJA,
NO CÉU A DIVINA LUZ!

E NÓS TAMBÉM CÁ NA TERRA
LOUVEMOS A SANTA CRUZ! (BIS)

OS CÉUS CANTAM A VITÓRIA
DE NOSSO SENHOR JESUS!

CANTEMOS TAMBÉM NA TERRA,
LOUVEMOS A SANTA CRUZ! (BIS)

SUSTENTA GLORIOSAMENTE,
NOS BRAÇOS DO BOM JESUS!

SINAL E ESPERANÇA E VIDA,
O LENHO DA SANTA CRUZ! (BIS)

HUMILDES E CONFIANTES
LEVEMOS A NOSSA CRUZ!

SEGUINDO SUBLIME EXEMPLO,
DE NOSSO SENHOR JESUS! (BIS)

Terminado o canto de entrada, o sacerdote e os fiéis, todos de pé, fazem o sinal da cruz, enquanto o sacerdote, voltado para o povo, diz:
Pres.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
O povo responde:
℟.: Amém.

Em seguida, o sacerdote, abrindo os braços, saúda o povo com uma das seguintes fórmulas:
O Bispo, nesta primeira saudação, em vez de O Senhor esteja convosco, diz:
Bispo: A paz esteja convosco.
E o povo responde:
℟.: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.
__________________________________________________

CANTO DE CONTEMPLAÇÃO DA CRUZ
VITÓRIA! TU REINARÁS!
Ó CRUZ, TU NOS SALVARÁS! (BIS)

1. NÓS VAMOS À CIDADE E LÁ EU IREI SOFRER.
SEREI CRUCIFICADO MAIS HEI DE REVIVER!

2. VOCÊS NÃO SÃO DO MUNDO, DO MUNDO OS ESCOLHI
SE O MUNDO OS ODEIA, PRIMEIRO ODIOU A MIM

3. VOCÊS VÃO TER NO MUNDO, TRISTEZAS E AFLIÇÃO
MAS EU VENCI O MUNDO CORAGEM E VENCERÃO.

Pres: Purificai meu coração, Jesus!
℟.: Olhai-me, Senhor, do alto da Vossa Cruz!
Pres: Fazei jorrar sobre mim vossas graças!
℟.: Inflamai meu coração em Vosso Amor. Perdoai-me Bom Jesus.
__________________________________________________

Pres.: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama a segui-lo fielmente. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai.

Pres.: Confessemos os nossos pecados:
Todos:
℟.: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões,
e, batendo no peito, dizem:
por minha culpa, minha culpa, minha tão grande culpa, E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor.
Segue-se a absolvição sacerdotal:
Pres.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
O povo responde:
℟.: Amém.
 
Pres.: Senhor, tende piedade de nós. 
℟.: Senhor, tende piedade de nós. 
Pres.: Cristo, tende piedade de nós. 
℟.: Cristo, tende piedade de nós.
Pres.: Senhor, tende piedade de nós.
℟.: Senhor, tende piedade de nós.

Diz-se o Glória.

Coleta
Pres.: Oremos. 
O Deus pai de infinita compaixão e bondade, eu vos adoro na contemplação do Bom Jesus crucificado. Quisestes que vosso filho unigênito sofreste cruelmente torturas e injustiças, porque de fato muitos corações endurecidos só se abalam diante do sofrimento do inocente, sede bendito, pois, por terdes dado a Jesus a coragem de sofrer por nós a afronta. A isto queremos responder por uma vida mais santa na caridade e na paciência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos
℟.: Amém.

__________________________________________________

LITURGIA DA PALAVRA

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos, a respeito das pessoas solteiras, não tenho nenhum mandamento do Senhor. Mas, como alguém que, por misericórdia de Deus, merece confiança, dou uma opinião: Penso que, em razão das angústias presentes, é vantajoso não se casar, é bom cada qual estar assim. Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te. Se, porém, casares, não pecas. E, se a virgem se casar, não peca. Mas as pessoas casadas terão as tribulações da vida matrimonial; e eu gostaria de poupar-vos isso. Eu digo, irmãos: o tempo está abreviado. Então, que, doravante, os que têm mulher vivam como se não tivessem mulher; e os que choram, como se não chorassem, e os que estão alegres, como se não estivessem alegres, e os que fazem compras, como se não possuíssem coisa alguma; e os que usam do mundo, como se dele não estivessem gozando. Pois a figura deste mundo passa.
Palavra do Senhor.
__________________________________________________

Sl 44

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto!

— Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna! Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor! ℟.

— Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro. Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo. ℟.

— Entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real”. Deixareis vossos pais, mas tereis muitos filhos; fareis deles os reis soberanos da terra. ℟.
__________________________________________________

CANTO DE ACLAMAÇÃO
PALAVRA DE SALVAÇÃO SOMENTE O CÉU TEM PRA DAR
POR ISSO MEU CORAÇÃO SE ABRE PARA ESCUTAR

POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA SEGUIR
TUA PALAVRA QUEREMOS OUVIR
POR MAIS DIFÍCIL DE SE PRATICAR
TUA PALAVRA QUEREMOS GUARDAR

Jo 19, 28-29

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus
Naquele tempo, sabendo Jesus que tudo estava consumado, para se cumprir plenamente a Escritura, disse: “Tenho sede”. Havia ali um vaso cheio de vinagre. Os soldados encheram de vinagre uma esponja e, fixando-a numa vara de hissopo, chegaram-lhe à boca.
Palavra da Salvação.
__________________________________________________

Homilia
Então o celebrante, estando todos sentados, faz a homilia. 
__________________________________________________


Ladainha do Senhor Bom Jesus
Todos se levantam. O Bispo, de pé, sem mitra e de mãos postas voltado para o povo, convida:
Pres.: Bom Jesus, valei sofrer sofrer por mim a abrir meu coração aos vossos desejos. Que a expressão do vosso olhar me ajude, em minha caminhada e me abrace no vosso amor e me torne mais capaz cada dia de olhar, com mais amor meus irmãos, especialmente os mais sofridos e afastados de vós.

Terminada a ladainha, o celebrante diz:
Pres.: Senhor Bom Jesus, que por amor aos homens, quisestes padecer e morrer para a salvação de todos. Pedimos que vos digneis aceitar a lembrança que acabamos de fazer de vossa Santíssima vida. A vossa devoção seja escudo que nos defenda  dos inimigos e chave de ouro que um dia abra as portas do céu. Por Cristo Senhor Nosso.
℟.: Amém.
__________________________________________________

Diante da Santa Cruz, reza-se:
Pres.: :Meu Jesus crucificado, dignai-vos conceder-me a graça que peço, para a hora da minha morte, quando me faltar o uso dos sentidos. Quando pois, duciscimo Jesus, os meus olhos languidos e amortecidos, já não puder fitar, lembrai-vos deste olhar suplicante, que agora lanço ao crucifixo, e compadecei-vos de mim! Quando meus lábios, ressequidos pela febre, não puder beijar as vossas, sacratíssimas chagas, lembrai-vos dos beijos que agora lhes imprimo, e compadecei-vos de mim! Quando minhas mãos frias, não puderem apertar contra, meu peito o crucifixo, lembrai-vos dos sentimentos com que agora o abraço e compadecei-vos de mim! Quando, finalmente, minha língua endurecida e inerte já não puder falar convosco, lembrai-vos das ardentes súplicas que agora vos dirijo. Jesus, Maria e Jose encomendo-vos a alma.
Reza-se um Pai-Nosso, uma Ave Maria e um Gloria ao Pai.

Pres: Nós vos adoramos ó Cristo e vos bendizemos
℟.: Porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

CANTO DE INCENSAÇÃO
FIEL MADEIRO DA SANTA CRUZ
Ó ÁRVORE SEM RIVAL
QUE SELVA OUTRO LENHO PRODUZ
QUE TRAGA EM SI FRUTO IGUAL?
QUÃO DOCE PESO CONDUZ
Ó LENHO CELESTIAL!
FIEL MADEIRO DA SANTA CRUZ
Ó ÁRVORE SEM RIVAL!

1. CANTEM MEUS LÁBIOS A LUTA
QUE SOBRE A CRUZ SE TRAVOU;
CANTEM O NOBRE TRIUNFO
QUE NO MADEIRO ALCANÇOU
O REDENTOR DO UNIVERSO,
QUANDO POR NÓS SE IMOLOU
__________________________________________________

CANTO DE OFERTÓRIO
Ó MORTE, ESTÁS VENCIDA
PELO SENHOR DA VIDA,
PELO SENHOR DA VIDA!

1. O SERVO DO SENHOR
FEZ SUA, NOSSA DOR.

2. DE ADÃO A TRISTE SORTE,
AO CRISTO TROUXE A MORTE.

3. EIS O CORDEIRO MUDO,
VAZIO ESTÁ DE TUDO.

4. AMOU A HUMILHAÇÃO,
POR ELA A REDENÇÃO.

5. AO FILHO E A TI, SENHORA,
CHEGADA É A HORA.

6. A ESPADA TE FERIA,
POIS, MÃE TU ÉS, MARIA.

Tendo colocado o cálice e a patena sobre o altar, o sacerdote diz, de mãos unidas:
Pres.: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:
O sacerdote abre os braços e prossegue com o povo:
℟.: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

O sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos:
Pres.: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto aguardamos a feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo.
O sacerdote une as mãos.
O povo conclui a oração, aclamando:

℟.: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!

O sacerdote, de braços abertos, diz em voz alta:
Pres.: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade.
O sacerdote une as mãos e conclui:
Vós, que sois Deus com o Pai e o Espírito Santo.
O povo responde:
℟.: Amém.

O sacerdote, voltado para o povo, estendendo e unindo as mãos, acrescenta:
Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
O povo responde:
℟.: O amor de Cristo nos uniu.

Em seguida, se for oportuno, o diácono ou o sacerdote diz:
℣.: Irmãos e irmãs, saudai-vos em Cristo Jesus.
E, todos, segundo o costume do lugar, manifestam uns aos outros a paz, a comunhão e a caridade; o sacerdote dá a paz ao diácono e a outros ministros.

O sacerdote faz genuflexão, toma a hóstia na mão e, elevando-a um pouco diz em voz alta, voltado para o povo:
Pres.: Eu sou o Pão vivo, que desceu do céu: se alguém come deste Pão, viverá eternamente.

Pres.: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
℟.: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.

CANTO DE COMUNHÃO
EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA,
QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE (BIS)

1. RECONSTRÓI A TUA VIDA
EM COMUNHÃO COM TEU SENHOR;
RECONSTRÓI A TUA VIDA
EM COMUNHÃO COM TEU IRMÃO:
ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO,
EU ESTOU PRESENTE NELE.

EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA,
QUE TODOS TENHAM VIDA PLENAMENTE (BIS)

2. EU PASSEI FAZENDO O BEM,
EU CUREI TODOS OS MALES
HOJE ÉS MINHA PRESENÇA
JUNTO A TODO SOFREDOR:
ONDE SOFRE O TEU IRMÃO,
EU ESTOU SOFRENDO NELE.

__________________________________________________

Depois da comunhão
Pres.: Oremos.
Senhor Jesus Cristo, alimentados pela vossa santa ceia, humildemente vos pedimos: levai à gloria da ressurreição os redimidos pela árvore da Cruz que nos trouxe a vida. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
℟.: Amém.
__________________________________________________

RITOS FINAIS

Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele esta no meio de nós!
Pres.: Senhor Jesus Cristo que na sexta hora, para a redenção do mundo, subiste ao patíbulo da cruz e derramastes vosso precioso sangue para a remissão dos pecados, rogamos-vos humildemente que depois de nossa morte, nos concedais passar, cheios de gloria, as portas do paraíso. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
℟.: Amém.
Pres.: O Divino auxilio permaneça sempre conosco!
℟.: E com nossos irmãos e irmãs doentes.
E abençoa todo o povo, acrescentando:
Pres.: E a todos vós, aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai + e Filho + e Espírito + Santo.
℟.: Amém.

CANTO FINAL
NOSSA GLÓRIA É A CRUZ,
ONDE NOS SALVOU JESUS. (BIS)

1. NÓS DEVEMOS GLORIARMOS,
NESTA CRUZ DE SALVAÇÃO.
TRAZ-NOS VIDA E LIBERDADE
E NOS DÁ RESSURREIÇÃO.

2. FOI PRECISO AO SENHOR,
PARA ENTRAR NA SUA GLÓRIA,
SER NA CRUZ CRUCIFICADO:
É O CAMINHO DA VITÓRIA.

3. E QUEM QUER VIVER UNIDA,
SUA VIDA À DE JESUS.
NÃO TERÁ OUTRO CAMINHO:
PELA CRUZ SE CHEGA À LUZ!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem