NOMEAÇÕES ORDINÁRIAS DA CÚRIA ARQUIDIOCESANA PARA O MÊS DE JUNHO E JULHO

 

Nº: 005/2000



DOM ADRIAN ALVES DE SOUSA 

POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA

ARCEBISPO METROPOLITANO DO RIO DE JANEIRO



NOMEAÇÕES ORDINÁRIAS

 DA CÚRIA ARQUIDIOCESANA PARA O MÊS DE JUNHO E JULHO 




━━━━━━━━━━━━━༺ ✠ ༻━━━━━━━━━━━━━


A todos quantos estas letras lerem, ou delas tomarem ciência, graça, saúde e paz vos sejam concedidas em abundância por nosso Senhor Jesus Cristo, Sol nascente que ilumina as colinas e os corações desta amada cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.


━━━━━━━━━━━━━༺ ✠ ༻━━━━━━━━━━━━━




+ DECRETO DE NOMEAÇÃO



Considerando a necessidade de uma administração pastoral organizada, eficiente e dedicada, que contribua para o pleno desenvolvimento das atividades missionárias, espirituais e administrativas da Arquidiocese do Rio de Janeiro, conforme os desígnios do Evangelho e os princípios da Igreja;


Considerando que a Igreja particular do Rio de Janeiro, em sua vasta responsabilidade evangelizadora e em sua missão de promover o bem-estar espiritual e material de seus fiéis, requer uma estrutura de liderança que possa responder com eficácia aos desafios pastorais do nosso tempo, em conformidade com as exigências do Código de Direito Canônico, especialmente os cânones 469 a 483, que regulam a Cúria Diocesana e a organização do governo eclesial;


Considerando, ainda, que a idoneidade, a capacidade pastoral, o zelo pela vida eclesial e a dedicação incondicional aos princípios da Igreja Católica são qualidades indispensáveis para a escolha de homens que, com humildade e seriedade, exercem a liderança pastoral e administrativa dentro da Arquidiocese;


Considerando, finalmente, a necessidade de promover uma articulação harmoniosa entre as diversas esferas da vida diocesana, para que o ministério pastoral seja exercido com coerência e com espírito de colaboração, visando sempre o bem espiritual da Arquidiocese e a edificação do Reino de Deus entre os fiéis;




━━━━━━━━━━━━━༺ ✠ ༻━━━━━━━━━━━━━



+ DECRETO:


Art. 1º Ficam nomeados para os respectivos ofícios da Cúria Arquidiocesana da Arquidiocese do Rio de Janeiro, em conformidade com as diretrizes do Direito Canônico e as necessidades pastorais da Igreja Particular do Rio, os seguintes presbíteros:




I - Vigário Geral Arquidiocesano: Dom. Alisson Maria OFM, cuja nomeação visa fortalecer a coesão entre as diversas instâncias do governo pastoral da Arquidiocese, promovendo uma gestão mais eficiente, comprometida com o bem dos fiéis e com a missão evangelizadora de nossa Igreja.


II - Representante do Clero: Pe. Adalto Mendes, que, com sua experiência pastoral e dedicação à formação e à organização do clero arquidiocesano, será responsável por atender às necessidades dos sacerdotes da Arquidiocese, zelando pela sua formação contínua e pelo bem-estar espiritual de todos os presbíteros.


III - Chanceler  Arquidiocesano : Pe. Sávio Rodrigues, que, em virtude de sua sólida formação e experiência administrativa, será o responsável pela guarda dos atos administrativos e eclesiásticos da Arquidiocese, além de colaborar de forma decisiva para a organização dos registros e documentos arquidiocesanos.


IV - Cerimoniários Arquidiocesano: Diác. Júlio kauãn e Diác Bernardo, que assumirám a responsabilidade de coordenar todas as celebrações litúrgicas e atos públicos da Arquidiocese, zelando pela dignidade e beleza dos ritos litúrgicos e garantindo que todos os eventos arquidiocesanos ocorram de acordo com a liturgia da Igreja.


V - Secretário Arquidiocesano: Diác. Augusto, que, com sua competência administrativa e pastoral, ficará encarregado de organizar os serviços internos da Arquidiocese, mantendo a comunicação entre as diversas secretarias e áreas pastorais, para garantir uma gestão eficaz e bem articulada.


VI - Pastoral de Comunicação - PASCOM:  Pe. João Miguel e Pe. Celso marchiori, que, com sua competência administrativa,ficará encarregado de organizar os serviços internos da Arquidiocese, por meios das comunicações.


VII - Pastoral das Promoções Vocacionais - PASPVOC Pe. Carlos Francisco e Pe. Renato Nascimento que, com sua competência administrativa e pastoral nas Obras das vocações, ficará encarregado de Promover a propagação das Vocações da Arquidiocese, mantendo a comunicação entre as diversas secretarias e áreas pastorais, para garantir uma gestão eficaz e bem articulada.




━━━━━━━━━━━━━༺ ✠ ༻━━━━━━━━━━━━━





AO MESMO TEMPO TAMBÉM DECRETAMOS


+ Que o Seminário Arquidiocesano de São José de Nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro, passa a ser administrado pelo:



Reitor: Pe. Celso Marchiori, com sua competência administrativa,ficará encarregado de organizar os serviços internos desse Seminário, por meio das Promoções vocacionais e administração do Seminário.


Vice-Reitor:  Diác. Júlio kauãn


Diretor Espiritual I: Dom. Adrian Alves 

Diretor Espiritual II:  Dom. Alisson Maria OFM



Formadores:

Pe. Sávio Rodrigues

Pe. Adalto Mendes 

Diác. Augusto




Art. 2º Os nomeados exercerão suas funções com diligência, sempre pautados pelos princípios do Direito Canônico, pelas orientações pastorais do Arcebispo e pelo compromisso inabalável com a evangelização e com o bem-estar espiritual e material do povo de Deus que compõe a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Eles deverão trabalhar em estreita colaboração, visando o fortalecimento da unidade e da missão evangelizadora da Igreja, conforme os valores do Evangelho e as diretrizes da Igreja Católica.


Art. 3º Os nomeados, ao assumirem seus respectivos cargos, terão a responsabilidade de exercer suas funções com total disponibilidade e transparência, contribuindo para o bom funcionamento da Arquidiocese e para a construção de uma Igreja que seja cada vez mais fiel ao Evangelho de Cristo e às necessidades de seus fiéis.


Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, com os nomeados devendo iniciar suas funções imediatamente, em conformidade com os deveres e responsabilidades que a Igreja e o povo de Deus lhe confiou.




━━━━━━━━━━━━━༺ ✠ ༻━━━━━━━━━━━━━



Dado e passado na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, aos vinte e dois dias do mês de Maio, Ano Jubilar - Peregrinos de Esperança - de dois mil e vinte e cinco



Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro


Chancelaria Arquidiocesana
Pe. Sávio Rodrigues 






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem